Español English Français Português

Abstract

Este é um ensaio que descreve uma sociedade alternativa que habita o planeta, substituindo a atual República. Com a chegada da era de Aquário e o acesso à informação, desponta uma nova sociedade, onde o animal político que habita o planeta é capaz de viver em um sistema construído a partir do aprendizado herdado do Império Romano e da Revolução Francesa.

Esfinge
como está dentro assim está fora

Introdução

Os seguintes sintomas de uma sociedade nos permitem concluir se ela é saudável:

  1. Policiais incorruptíveis.
  2. Cidadãos generosos e respeitosos no trânsito rodoviário.

A polícia é a pele do poder, capaz de interagir diretamente com o cidadão, enquanto o poder maior que a comanda, encontra-se nas sedes de um parlamento ou casa de governo.

Para que os dois sintomas de uma sociedade saudável ocorram, muitos outros problemas sociais devem primeiro ser sanados, por exemplo, chegar a policiais incorruptíveis, antes que o problema dos políticos ou governantes corruptíveis fosse resolvido.

Um novo sistema potencializa a sua existência quando baseia a sua criação nas principais fragilidades do anterior, e no caso da República são a corrupção, a existência de cidadãos em extrema pobreza e o mau uso do poder e dos recursos económicos.

Sistema

Em uma sociedade onde os cidadãos são os verdadeiros donos do poder da nação, o poder é distribuído da seguinte forma:

Primeiro: Os cidadãos através de uma ontocracia digital possuem o poder absoluto das decisões da nação, especialmente as econômicas, apoiados por um painel de especialistas e campanhas de informação independentes.

Segundo: As decisões dos cidadãos, consoante o local onde residam, algumas serão obrigatórias e outras opcionais, e serão realizadas a nível nacional, regional ou comunitário.

Terceiro: Não há presidente, primeiro-ministro ou governante a quem culpar por más decisões, pois todas elas serão tomadas pelo soberano representado pelos cidadãos da nação com poder de voto.

a nação. O representante terá o respeito e o orgulho de representar a nação e deverá ser escolhido por suas habilidades altruístas, éticas e corteses, mas nenhum poder recairá sobre esse representante a não ser carregar com orgulho a honra de ser o representante que a nação escolheu.

Quinto: O painel de especialistas que apoiará os cidadãos na tomada de decisões eleitorais substituirá o atual parlamento, e também não terá poder, exceto para informar os cidadãos sobre assuntos técnicos e complexos quando justificado. .

Sexto: Periodicamente, os cidadãos escolhem o painel de especialistas, por seu domínio, experiência e sabedoria nos assuntos em que uma decisão deve ser tomada. Da mesma forma, os cidadãos devem avaliar o desempenho das recomendações dos especialistas, em indicadores como crescimento económico, paz e segurança social e igualdade de direitos e oportunidades.

Sétimo: O judiciário se concentra em seu papel de proferir sentenças de acordo com a lei vigente, e será profunda e periodicamente avaliado pelo soberano, que é assessorado por especialistas, que permitem uma avaliação crítica sobre se as sentenças estão ajustados ou não à lei.

Oitavo: O poder do soberano, por não sofrer interferência de parlamentos ou governantes, será mais amplo e maior do que qualquer empresa multimilionária do país, permitindo que os promotores garantam que tanto as empresas quanto os trabalhadores atuem de forma ética e colaborativamente, onde a dignidade e o igual respeito prevalecem.

Nona: O poder do soberano, por não sofrer interferência de parlamentos ou governantes, será mais amplo e maior do que qualquer organização criminosa, permitindo que o poder do Estado, que reside em suas forças armadas e ordem, estar sempre ao serviço e defesa da nação.

Décima: As campanhas para eleger o representante da nação e o painel de especialistas são realizadas por cidadãos qualificados e melhor preparados para votar, livres e independentes, não receberão nenhum subsídio financeiro público e seu apoio será limitado a dar a conhecer aos cidadãos de forma equitativa a experiência, preparação e percurso de todos os que decidem candidatar-se.

Décima primeira: As forças armadas e a aplicação da lei continuarão a ser instituições independentes de gestão política. Limitando as suas funções a proteger e ajudar os cidadãos em situações extremas, e estar ao serviço da Nação, respeitando os cidadãos de forma igualitária.

Sinais de Resultado

Uma sociedade ontocrática é capaz de medir e comparar o resultado de suas decisões e, da mesma forma, uma região ou comuna dentro da nação usará a mesma solução que outra região ou comuna aplicou com sucesso, tratando, via de regra, do bem-estar da cidadão versus seu custo.

É importante que os cidadãos recebam periodicamente resumos ou sinais dos resultados das decisões tomadas em todo o país, além de acessar os detalhes, se assim o desejarem.

A empresa busca principalmente as seguintes métricas para a tomada de suas decisões:

  • Elevados índices de Paz e Segurança.
  • Baixas taxas de pobreza.
  • Índices saudáveis ​​de atividade e crescimento econômico.
  • Altos índices de liberdade e bem-estar social.

Mais preparado

Embora no início da Ontocracia os cidadãos possam tomar decisões erradas, que podem ser avaliadas objetivamente segundo “sinais de resultado”, corrigidas e perdoadas, e da mesma forma que um grupo de pessoas, inclusive o presente leitor, não escalaria para um autocarro conduzido por um jovem de 16 anos, sem experiência nem carta de condução, não deveria permitir que cidadãos sem o mínimo de preparação sejam os que escolhem os representantes, peritos e leis que estes propõem.

Preparação mínima:

Os cidadãos elegíveis para votar na Ontocracia cumprem os seguintes requisitos:

  1. Cidadãos que tenham concluído com aproveitamento o ensino mínimo gratuito e obrigatório para ser cidadão eleitor, constituído pela Educação Cívica, Educação Financeira e Educação Universal. Todo cidadão recebe esta Educação gratuitamente e em qualquer idade, de instituições credenciadas, sejam elas públicas ou privadas, para o cumprimento do direito de voto.
  2. Os cidadãos maiores de 18 anos, ou independentemente da idade, tratando-se de pessoas que se tenham destacado em actividades académicas ou intelectuais e que, pelas suas características de cidadãos excepcionais, possam votar sem discriminação de idade.
  3. Cidadãos que não tenham cometido crimes que a Nação puna com a perda da cidadania.

Segurança cidadã

As forças armadas e policiais, estando ao serviço da nação representada pelo soberano, zelarão pela ordem e segurança públicas, fomentando uma atitude de solidariedade, sendo o único órgão do Estado capaz de exercer a força em caso de necessidade.

É permitida a utilização de despesas reservadas pelas forças armadas e agentes da lei, estimulando-se a devolução dos recursos remanescentes não utilizados.

Educação

É prioridade da Ontocracia informar que a educação é um dever e não um direito. Onde se promova a igualdade de acesso e qualidade de educação para todos os cidadãos sem qualquer tipo de discriminação, promovendo a liberdade de escolha do tipo de educação limitada ao núcleo familiar e o estado em nenhuma hipótese poderá exercer doutrinação ou submissão ao culto nos órgãos educacionais .

Os professores são escolhidos por seus conhecimentos, habilidades acadêmicas e pedagógicas, com a mesma seriedade com que um cirurgião é avaliado antes de exercer sua profissão, e como para ensinar são exigidas grandes qualidades, os professores receberão o mesmo reconhecimento social dos especialistas e representantes que a nação elegeu. Os principais professores serão pagos como representantes e especialistas da nação.

O Estado assume um papel fiscalizador da educação, promovendo um ensino gratuito e sem doutrinação, onde os alunos podem seguir percursos profissionais de acordo com as suas competências identificadas desde tenra idade, e as organizações educativas assegurarão que as competências sejam detectadas desde tenra idade e encaminhadas para a sua promoção. habilidades, habilidades ou desejos dos alunos, permitindo a existência de escolas de especialidades, artes, ciências e cultura.

Todas as organizações educacionais enfrentam o desafio de ensinar a todos igualmente as seguintes disciplinas:

  • Educação Cívica, onde são ensinados os direitos e deveres dos cidadãos. Ética e generosidade. Destaca-se nessa modalidade de ensino a prestação de informações sobre o custo de bens e serviços prestados pelo Estado ou privados, entendendo a importância de uma correta administração dos recursos. A educação cívica é responsável por educar sobre o sistema eleitoral de uma Ontocracia digital, onde os cidadãos devem participar periodicamente, e dependendo do seu local de recenseamento eleitoral, em eleições obrigatórias ou facultativas nos níveis nacional/federal, regional/estadual e comunitário/municipal. onde é promovido o acesso a meios de validação digital.
  • Educação Financeira, onde é ensinada a importância do bom uso dos recursos, com ênfase nos fluxos e equilíbrios financeiros, que se aplicam a pessoas físicas e jurídicas. A importância de apoiar causas altruístas, poupar e investir.
  • Educação Universal, sob a premissa de um ser humano espiritual, emocional e racional em primeiro lugar, a conexão do planeta humano é ensinada como um único ser como um todo, aprendendo a interagir em seus ciclos, entrando em uma relação de respeito e cuidadoso. Temas como descontaminação, reciclagem são fundamentais nesse quesito.

Serviços públicos

Da mesma forma que o feminismo não é a solução para o machismo, a igualdade não é a solução para a desigualdade, razão pela qual na Ontocracia existe a liberdade de iniciar ou gerar negócios por meio de bens ou serviços que agreguem valor à sociedade. desejam gerar negócios ou investimentos, em hipótese alguma podem cair na pobreza extrema, uma vez que aqueles que não têm recursos para pagar serviços ou bens sociais, a Ontocracia garantirá o bom uso dos recursos econômicos e, assim, subsidiará aqueles que não tiverem pode em:

  • Educação de igual qualidade para quem pode financiá-la.
  • Cuidados de saúde de qualidade igual a quem os pode financiar.
  • Promoção e subsídios para cidadãos que optem por iniciar negócios que agreguem valor à sociedade.
  • Subsídios de promoção e solidariedade com os cidadãos em situações de emergência ou tragédia.

Pensões

Todo cidadão, desde a infância, ao fazer compras que incluam o pagamento de impostos sobre o valor agregado, no máximo um quarto desse imposto irá para a conta de pensão pessoal do cidadão, que será adicionado ao que é economizado por outros meios, como remuneração ou pensão voluntária poupança, entre outros. Fomentar a poupança previdenciária dos cidadãos com pequenos valores e desde tenra idade, somada ao correto investimento dessa poupança por meio da concorrência livre e fiscalizada entre os sistemas público e privado. Isto permite não só proporcionar pensões adequadas ao custo de vida do país, mas também dinamizar a sua economia e poder desempenhar de forma sustentável o seu papel de estado solidário.

Todo cidadão terá o direito, ao longo de sua vida, de sacar até 30% de sua poupança previdenciária sem devolução ou justificativa, que descontará proporcionalmente no que recebeu como aposentadoria caso não reponha os recursos voluntariamente.

Todo cidadão terá direito a receber até 20% de sua poupança previdenciária como empréstimo e cujos recursos deverão ser repostos sem juros e voluntariamente pelo cidadão contribuinte.

Deve ser do conhecimento de todos os cidadãos com poupanças-reforma qual é o seu desejo de utilização da poupança em caso de falecimento e que restam poupanças, indicando se a pretendem dar a um familiar, pessoa ou causa em particular.

As administradoras de fundos de pensões, sejam elas públicas ou privadas, terão em primeiro lugar o objetivo de rentabilizar a poupança através de, no máximo, 5 fundos de investimento, em que as taxas de risco/retorno de uma aplicação dos fundos respeitem:

  • Fundo 1: aluguel pelo menos inflação mais 0% (renda fixa).
  • Fundo 2: aluguel pelo menos inflação ±2%.
  • Fundo 3: aluguel pelo menos inflação ±5%.
  • Fundo 4: aluguel pelo menos inflação ±10%.
  • Fundo 5: aluguel pelo menos inflação ±15%.

As instituições administradoras de fundos de pensão, sejam elas públicas ou privadas, terão fiscalização cidadã, por meio de servidores públicos pertencentes ou não a órgãos estatais.